Jogos de verão

1. Jogo da garrafa Um jogo perfeito para os dias mais quentes do Verão, necessita de dois grupos de jogadores, 2 garrafas de plástico (de meio litro, por exemplo), 2 baldes e pequenos copos de plástico (um para cada jogador). Cada equipa tem de designar um dos seus membros para se sentar e colocar uma das garrafas de plástico na cabeça. Coloque um ou mais baldes de água (não convém que esteja muito fria) entre cada equipa e a pessoa que está sentada. Os jogadores de cada equipa formam duas filas e com um copo na mão correm, enchem o copo com água e deitam-na na garrafa que a pessoa sentada tem na cabeça. Quando regressarem, é a vez do jogador seguinte e assim consecutivamente. Ganha a equipa que conseguir encher primeiro a garrafa… e palmas para as pessoas que estiveram sentadas e certamente levaram com muita água pela cabeça abaixo!

2. Tiro ao alvo na areia Enquanto alguém desenha três alvos circulares na areia – um círculo grande com um médio e um pequeno no seu meio – peça às crianças para irem apanhar uma pedra cada. Depois, sente-as num semicírculo, distanciado cerca de 1m80cm do alvo (ou menos se as crianças forem mais pequenas). À vez, cada criança atira a sua pedra para o alvo e vai acumulando pontos: 3 pontos se acertar no alvo pequeno, 2 pontos se acertar no alvo médio e 1 ponto se acertar no alvo grande. Depois de cada criança ter atirado 5 vezes (pode ser mais), ganha quem tiver mais pontaria e mais pontos!

3. Prova de estafeta Divida o grupo em dois – pode ser apenas crianças ou crianças e adultos – e posicionem-se à beira-mar. Coloque dois baldes das crianças brincarem, mas vazios, a cerca de 30 cm da água. O objectivo do jogo é transportar água do mar, com as mãos, para encher o balde. Os dois grupos competem em simultâneo e cada jogador joga à vez, correndo até à água, transportando-a com as mãos para o balde, dando depois lugar ao jogador seguinte. A equipa vencedora é aquela que consegue encher o balde com água primeiro.

 4. Bolas a rolar Com uma distância de cerca de 3 metros da linha da água, cave um pequeno buraco na areia que seja suficientemente grande para acolher uma bola de ténis. Depois, crie uma linha com mais 2 buracos atrás do primeiro buraco; uma terceira linha com 3 buracos e a última linha com 4 buracos – no final, terá criado uma espécie de triângulo. Posicionados atrás da última linha, cada criança pode lançar a bola de ténis, de forma rasteira, cinco vezes, sempre com o intuito de acertar nos buracos. O buraco próximo da água vale 10 pontos, os buracos da segunda fila valem 5 pontos, os buracos da terceira fila valem 3 pontos e os buracos da quarta fila valem 1 ponto. No final, ganha a pessoa que tenha conquistado mais pontos!

5. Caça às pedras e conchas As crianças adoram procurar e apanhar pedras e conchas à beira-mar, por isso, porque não transformar isso num divertido jogo? Com recurso a um cronómetro, o objectivo pode ser apanhar o máximo de pedras ou conchas em dois minutos ou então ganha quem conseguir apanhar o maior número de pedras pretas ou conchas em forma de búzio. No final, aproveite as pedras e conchas recolhidas, coloque-as num frasco com uma etiqueta onde consta a data e o local, para a criança ter uma recordação desse Verão na praia!